segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Regras imprescindíveis do convidado perfeito

Comparecer ou participar de uma festa ou evento requer conhecer algumas regras de comportamento fundamentais para não fazer um papel ruim.

Como ser um convidado perfeito
É relativamente frequente receber algum convite para comparecer a uma festa, a um evento gastronômico, um lançamento de algum produto, a inauguração de uma exposição, etc. Como devemos nos comportar?

Eis algumas regras chave:

1. Pontualidade. Há muitos mitos e lendas sobre a pontualidade quando vamos a uma festa, evento ou celebração. A pontualidade é um gesto de cortesia e boa educação que um convidado deve ter com os anfitriões e com os demais participantes. Chegar tarde pode transmitir um desagrado tanto para os anfitriões como para os demais participantes. Tampouco é certo chegar antes da hora estabelecida. Os anfitriões sempre concedem um tempo de cortesia aos convidados mais “tardios”.

2. Traje. Habitualmente, na maioria dos convites a eventos ou celebrações, não se indica o tipo de traje a usar. Nesses casos, há que vestir de forma adequada ao evento, a hora do mesmo e o tipo de celebração ou festa. Não há que tratar de destacar, nem tampouco de passar muito despercebido. Tudo na conta certa.

3. Presentes. Quando falamos em festas e celebrações particulares é habitual levar um presente aos anfitriões - também é muito importante lembrar dos menores da casa, se for o caso. Não há que ter um presente desproporcional ou pouco adequado. Simplesmente é demostrar o agradecimento pelo convite, não há nada mais a demonstrar. O presente deve ser entregue no mesmo momento em que recebem os anfitriões. Não há que presumir nem contar a os demais convidados com o que se presenteou aos anfitriões.

4. Cumprimentos e apresentações. Ainda que, na maioria dos casos, os anfitriões são os encarregados de fazer as apresentações, colocar em contato os convidados entre si e abrir ou participar das conversações. Um bom convidado deve ajudar a “tornar fácil” esta tarefa, colaborando com ele. Pode fazer algumas apresentações de amigos ou pessoas conhecidas; pode receber ou atender alguns convidados se for pedido, etc. Um bom convidado deve estar disposto a colaborar. A forma de fazer as apresentações pode encontrar no artigo do portal - o mais jovem se apresenta à pessoa de mais idade, o homem se apresenta à mulher e o de menor hierarquia é apresentado ao de maior hierarquia.

5. Comportamento geral. Um convidado educado deve ser moderado na hora de falar, de beber, de comer, de opinar… a prudência deve ser a regra a seguir como norma de comportamento. S a esta importante norma se soma um pouco de senso comum e amabilidade, será um convidado exemplar. Agradeça qualquer detalhe, peça desculpas por qualquer erro ou “acidente-incidente” que tenha, por pequeno que seja.

6. Despedida. Não é correto “sair a francesa”. Ou, o que dá no mesmo, sair sem se despedir. Se a festa é com muitos convidados desconhecidos, ao menos despeça-se dos anfitriões. Se são poucos os convidados, precisa ser educados e despedir se de todos. A despedida deve ser breve. Não seja dos que sempre “estão saindo”, mas nunca termina de sair. em tampouco, dos que entretêm os anfitriões na porta de casa durante muito tempo. É um detalhe de cortesia agradecer aos anfitriões pelo convite e as atenções recebidas na hora de despedir se. Isto não exclui agradecer posteriormente de forma verbal, ou enviando umas flores.

Publicado  por http://www.alacartaparados.es em 04/09/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário