terça-feira, 2 de maio de 2017

Ensine a seus filhos que devem comer pescados


É um alimento importantíssimo para eles, é suave, tenro, de fácil digestão, com muitas proteínas e outros nutrientes de vital importância para seu desenvolvimento físico e intelectual. Seus nutrientes intervém na concentração, na memória e no rendimento intelectual.

A enorme variedade de espécies de pescado que temos em nossas costas, sem necessidade de ir mais longe; as múltiplas possibilidades que oferece na cozinha e suas características nutritivas, o tornam obrigatório na dieta de toda familia. “As proteínas, consideradas desde sempre como as bases necessárias para a construção de nosso  corpo, além de ter outras propriedades, são de vital importância em todas as idades de nossa vida, desde a época de gestação e lactância, passando pelas etapa infantil, adolescência e imprescindível na última etapa de la vida”, insiste o pediatra Pedro Orós. Definitivamente, os pescados são um mar de proteínas.

Contém pouca gordura e menos calorias: sobretudo se cozinhamos na grelha ou no forno; ainda que frito ou empanado continua sendo bom.
Diminui o colesterol e protege suas artérias e seu coração: o pescado branco apenas contém gordura; o azul, ainda é um pouco mais difícil de digerir, possui gorduras insaturadas com reconhecidos benefícios para a saúde. São ‘gorduras boas’ capazes de aumentar o ‘colesterol bom’ (HDL) e reduzir o ‘colesterol mau’ (LDL) assim como o colesterol total e os triglicérides.

Fortalece seus ossos: se queremos que nossos filhos tenham ossos fortes devemos oferecer pescado. Há espécies cujas espinhas também se come. As sardinhas ou anchovas frescas ou enlatadas permitem come-las inteiras e têm uma quantidade extra de cálcio para os ossos. Tanto quanto um copo de leite!

Alimenta sua mente: ajuda nos exames escolares. Os pescados são uma das principais fontes de nutrientes que afeta a concentração, a memória e o rendimento intelectual. O zinco, o fósforo, a vitamina A, vitamina B12 ou o ácido fólico estão presentes, além de outros alimentos, nos pescados e mariscos.
Pode ser preparado de muitas formas: comer pescados não razão de ser aborrecedor. É impossível! Há muitos tipos e mil formas de preparação.

A seguir estão algumas ideias:
– Prove uma salada diferente acompanhada de pescados: junte sardinhas, anchovas, atum ou bonito. Fica muito boa.
- Se queremos uma fritada diferente, junte bacalhau, mexilhões, camarões, palitos de caranguejo ou qualquer outro pescado. Fica muito boa.
– Pizzas: assim como nos restaurantes, podemos prepará-las em casa com pescados ou mariscos (atum, camarões, salmão defumado…). Deliciosas!
– Podem ser acompanhados com o que quiser: batatas, verduras, molhos –estas últimas melhor só de vez em quando, pois têm muitas calorias–.
A desculpa pelas espinhas já não serve: hoje em dia é possível comprar qualquer pescado praticamente sem espinhas. As peixarias limpam, tiram a pele, fazem filé e o que mais pedimos.
Lembre-se: crianças e adolescentes deveriam comer pescados ao menos três vezes por semana.

“Com os pescados tudo é vantagem - explica Joaquín Martínez, técnico em prevenção-. É um alimento suave, tenro e de fácil digestão e suas propriedades nutritivas conferem efeitos muito benéficos para nossa saúde”. Se estão se referindo aos nutrientes mais necessários para que os músculos e órgãos de nossos filhos cresçam e se desenvolvam. “Os pescados acrescentam proteínas de qualidade -continuam-, tão boas, como as da carne ou ovos, que são de alto valor biológico, ou seja, substâncias que o organismo não pode fabricar e necessita que sejam adicionadas por meio de outros alimentos que as contenham”. Além disso, estas proteínas são pouco fibrosas e de baixo teor em colágeno, razão pela  qual é mais fácil de digerir, o que faz que seja um alimento ideal nas duas dietas. Como disse, tudo é vantagem, mas… todavia há mais.



Publicado por http://www.alacartaparados.es em 17/04/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário